Chegou a altura de planear as férias de verão

por

Chegou aquela altura do ano que eu adoro: Planear as férias de verão! Decidi não deixar tudo para a última hora e elaborei um plano, pois a verdade é que com antecipação se consegue uma maior variedade de ofertas a melhores preços.

Para que as dicas não sirvam só para mim, decidi partilhá-las com vocês. Até porque ao pesquisar sobre novos destinos já é, por si só, uma forma de viajar, não concordam?

1. Escolher o destino da viagem e a data (veja o calendário dos feriados em baixo). A escolha é vasta, mas muitas vezes condicionada pelos elevados custos de vida de determinados países. Se existe um país que gostava mesmo de visitar pondere contornar os custos com alternativas mais baratas em termos de alojamento e alimentação, por exemplo.

2. Consultar um guia em papel para traçar o primeiro esboço do itinerário, como os da Lonely Planet, pois os guias reúnem todo o tipo de informações sobre o clima, língua, moeda local, sistema bancário, cuidados de saúde especiais, condições de segurança ou telecomunicações.

3. Depois de consultar o guia, procurar então, nos sites de outros viajantes, informações específicas, inspirar-se nas fotografias e textos e descobrir pequenos segredos vividos por quem lá esteve.

4. Preparar os documentos de identificação para a viagem, confirmando se estão válidos. Confirmar também se o cartão de crédito está dentro do prazo de validade e se o pode utilizar no seu destino. Em caso de necessidade consultar o site da embaixada ou consulado do destino para certificar se precisa de visto e com quanto tempo de antecedência se deve tratar da sua emissão.

5. Reservar o voo, pois nesta fase pode gastar menos dinheiro com a flexibilidade de datas.

6. Reservar o alojamento. Escolher uma das plataformas online disponíveis para o efeito. Ler sempre os comentários dos viajantes antes de reservar. De qualquer fora, a maioria permite o cancelamento das reservas sem qualquer custo.

7. Fazer uma lista de atividades que deseja concretizar e comprar antecipadamente os bilhetes para os principais monumentos no Get Your Guide ou no Viator, por exemplo.

8. Alugar um carro com antecedência. A Rentalcars.com, por exemplo, permite comparar os preços de dezenas de empresas e, por norma, é onde se encontram sempre os melhores preços.

9. Marcar uma consulta do viajante se o destino for um dos assinalados como sendo necessários cuidados de saúde especiais. Para quem tenha problemas físicos ou de saúde, é sensato levar um documento escrito pelo médico onde esteja claramente expressa a doença juntamente com uma prescrição dos medicamentos que lhe são essenciais.

10. Chegar ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência da hora de partida para não ficar em terra!

Para os mais distraídos, fica ainda em baixo o calendário dos feriados para 2019, para que consiga aproveitar ao máximo quando marcar as suas férias!

Feriados 2019    
Abril 19 sex Sexta-Feira Santa
Abril 21 dom Páscoa
Abril 25 qui Dia da Liberdade
Maio 1 qua Dia do Trabalhador
Junho 10 seg Dia de Portugal
Junho 20 qui Corpo de Deus
Agosto 15 qui Assunção de Nossa Senhora
Outubro 5 sáb Implantação da República
Novembro 1 sex Dia de Todos os Santos
Dezembro 1 dom Restauração da Independência
Dezembro 8 dom Dia da Imaculada Conceição
Dezembro 25 qua Natal
0

Ainda sem comentários.

O que pensa?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.