Dia do meu, do teu, dos vossos pais!

por

Não poderia deixar passar este dia, o 19 de março, em branco: O Dia do Pai, que é o “meu” e também o “da Sofia”, claro! 😊 Para isso estou a preparar umas surpresas fantásticas, com a preciosa ajuda da minha filhota!

Pensar em Dia do Pai aguçou-me a curiosidade sobre o tema. Fui pesquisar mais sobre esta data e confesso que fui surpreendida com informação muito interessante que decidi partilhar com vocês.

Segundo o que encontrei, honrar o Pai é um conceito que remonta às raízes da civilização humana. Contudo, a criação do dia que pretendia fazer com que o Pai se sinta especial, na realidade é muito recente. Enquanto que o Dia da Mãe foi estabelecido oficialmente em 1914, o Dia do Pai não foi estabelecido com o mesmo vigor e entusiasmo.

Sabe-se que que um dia habitual para a celebração da paternidade na Europa católica data de pelo menos a Idade Média, e é observado em 19 de março, como o dia da festa de São José, que é referido como o pai Nutritor Domini (“guardião do Senhor”) no catolicismo e “o putativo pai de Jesus” na tradição do Sul da Europa.

A igreja católica apoiou ativamente o costume de uma celebração da paternidade no dia de São José dos últimos anos do século XIV ou do início do século XV, aparentemente por iniciativa dos franciscanos.

Encontrei também outras curiosidades ou, melhor dizendo, “bizarrices” sobre o assunto:

  • O valor gasto pelos americanos no Dia dos Pai ainda é menor do que o valor gasto no Dia da Mãe.
  • O Dia do Pai é o quarto maior dia do ano para o envio de cartões, a seguir ao Natal, Dia dos Namorados e Dia da Mãe, de acordo com a Associação dos Cartões de Felicidade.
  • Aproximadamente 20% dos cartões do dia do pai são comprados pelas esposas. No Reino Unido, 7 milhões de cartões do dia do pai são enviados a cada ano, em comparação com 13 milhões de cartões do Dia da Mãe.
  • O Dia dos Pais da Tailândia é celebrado em dezembro, no aniversário do rei Bhumibol Adulyadej. A cor do dia é o amarelo.
  • No dia do pai na Alemanha, os homens bebem cerveja o dia inteiro.
  • O Pai mais novo conhecido é Alfie Patten, um inglês de 13 anos, que em fevereiro de 2009, foi pai de uma criança com a sua namorada de 15 anos.
  • O pai mais antigo do mundo era um agricultor indiano chamado Nanu Ram Jogi, que gerou um filho aos 79 anos.
  • Martin Luther King, Jr., foi originalmente chamado de Michael, como seu pai. Quando este fez 5 anos o seu pai mudou ambos os nomes para Martin.
  • A gravata é presente mais popular do Dia dos Pai. Nos EUA, martelos, chaves de fenda e ferramentas similares são o topo da lista de presentes do Dia do Pai.
  • Em 2008, milhares de alunos da escola primária, na Escócia, decidiram não fazer cartões alusivos ao Dia do Pai para não embaraçar colegas da sala que viviam com mães solteiras.

E você, já pensou nas surpresas que vai preparar para o seu pai?

Fonte: http://www.cal365.pt/

0

Ainda sem comentários.

O que pensa?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.